8/04/2011
A Kawasaki Versys 650 foi lançada no final de 2006 nos mercados Canadense e Europeu para logo em seguida chegar aos EUA. No Brasil, apesar da chegada oficial da Kawasaki em 2008, a Versys começou a ser importada do Japão apenas em junho de 2010, apesar do sucesso que o modelo fazia nos outros mercados. O nome é uma abreviação que agrega duas palavras e que dão a exata descrição dessa moto. Um Versátil Sistema de transporte.
Motor
Mesma motorização da ER6 também recebeu ajustes para se adaptar ao caráter mais versátil da Versys. A taxa de compressão foi reduzida de 11,3:1 para 10,6:1 e a potência máxima foi reduzida de 72,1 CV a 8.500 rpm para 64 CV a 8.000 rpm e o torque passou de 6,7 Kgf.m em 7.000 rpm para 6,2 Kgf.m em 6.800 rpm. Em números absolutos aparentemente a moto perde em desempenho porque os números parecem mostrar isso, mas não é bem assim. A forma como o motor da Versys entrega a potência com as curvas mais planas de torque e potência aliados ao peso do conjunto é que permite essas formidáveis retomadas. De fato perde para a ER6, mas por muito pouco e adiciona muita facilidade na condução.cambio
Exatamente o mesmo câmbio, um pouco duro e de curso longo nas mudanças como na ER6. Tem exatamente as mesmas relações primária das seis marchas e da relação final e oferece uma pilotagem mais relaxada do que na ER6. Na Versys a curva de potência mais amigável permite menos trocas de marcha e assim a dureza do câmbio não se faz tão presente, mas ainda incomoda principalmente em baixas velocidades. Ao parar em um semáforo e reduzir até encontrar o neutro, é preciso ficar atento para não errar.freios
Na Versys os freios são potentes. São duplos discos em formato de margarida de 300 mm acionados por pinças de pistões duplos na frente e 220 mm com pinça simples também em formato de margarida atrás. O resultado poderia ser melhor, sobretudo pela presença do ABS. A aplicação do ABS no sistema tirou bastante a sensibilidade e aumentou a segurança. No dianteiro a potência é boa e o ABS entra perto do limite de tração sem problemas, mas no traseiro chega a atrapalhar porque entra em ação muito cedo, às vezes evitando até correção de curso numa curva.suspensao
Excelente suspensão, ela é completamente ajustável. Apenas poderia ser adicionado o ajuste de compressão, mas para este tipo de moto está de ótimo tamanho. Os acertos originais serviram perfeitamente para a média entre 80 e 90 Kg. O ajuste que veio de "fábrica" (a moto foi retirada na revenda Union Kawasaki) estava errado para a maioria dos pilotos. Porém ao acertá-la ficou excelente.O acabamento é muito bom e digno de uma moto de primeira linha. As peças se encaixam bem, os arremates são perfeitos e os materiais de boa qualidade. A pintura tem boa camada e bom brilho.
EQUIPAMENTOS:
Os instrumentos são bons, de fácil leitura mas já na quilometragem inicial, (5000Km) que pegamos a moto o mostrador de combustível não funcionava. Mostrou tanque cheio quando na verdade estava vazio e quando enchemos mostrou vazio e assim ficou até o fim do nosso teste. Sentimos falta também de um bagageiro para acomodar bagagem
Ficha técnica
Motor4 tempos, 2 cilindros paralelos, arrefecimento líquido | |
Cilindrada | 649 cc |
Diâmetro x curso | 83,0 x 60,0 mm |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 8 válvulas |
Potência máxima | 47 kW (64 CV) / 8.000 rpm |
Torque máximo | 61 N·m (6,2 kgf·m) / 6.800 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | Bateria e bobina (ignição transistorizada) |
Sistema de partida | Partida elétrica |
Sistema de lubrificação | Lubrificação forçada (cárter semiúmido) |
Transmissão6 velocidades | |
Relação de redução primária | 2,095 (88/42) |
Relação da 1ª marcha | 2,438 (39/16) |
Relação da 2ª marcha | 1,714 (36/21) |
Relação da 3ª marcha | 1,333 (32/24) |
Relação da 4ª marcha | 1,111 (30/27) |
Relação da 5ª marcha | 0,966 (28/29) |
Relação da 6ª marcha | 0,852 (23/27) |
Relação de redução final | 3,067 (46/15) |
Sistema de embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
ChassiTipo Diamond em aço de alta elasticidade | |
Rake / Trail | 25° / 108 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis |
Suspensão traseira | Monoamortecedor com retorno ajustável em 13 níveis e pré-carga da mola ajustável em 7 níveis |
Curso da suspensão dianteira | 150 mm |
Curso da suspensão traseira | 145 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Freio dianteiro | Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples |
Ângulo de direção(esq. / dir.) | 35° / 35° |
Dimensões | |
Comp. x Larg. x Alt. | 2.125 mm x 840 mm x 1.330 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Distância do solo | 180 mm |
Altura do assento | 845 mm |
Capacidade do tanque | 19,0 litros |
Peso em ordem de marcha | 206 kg / 209 kg (ABS) |
Consumo
Trecho | Km percorrido | Consumo (litro) | Km/litro |
Uso Urbano / Rodovia | 252 | 13,56 | 18,63 |
Uso Urbano / Rodovia | 161 | 8,19 | 19,19 |
Descida de serra | 175 | 7,61 | 23,00 |
Rodovia | 242 | 12,15 | 19,94 |
Total / média | 1075 | 54,24 | 19,83 |