KAWASAKI Versys 650


 8/04/2011
A Kawasaki Versys 650 foi lançada no final de 2006 nos mercados Canadense e Europeu para logo em seguida chegar aos EUA. No Brasil, apesar da chegada oficial da Kawasaki em 2008, a Versys começou a ser importada do Japão apenas em junho de 2010, apesar do sucesso que o modelo fazia nos outros mercados. O nome é uma abreviação que agrega duas palavras e que dão a exata descrição dessa moto. Um Versátil Sistema  de transporte.

Motor 

Mesma motorização da ER6 também recebeu ajustes para se adaptar ao caráter mais versátil da Versys. A taxa de compressão foi reduzida de 11,3:1 para 10,6:1 e a potência máxima foi reduzida de 72,1 CV a 8.500 rpm para 64 CV a 8.000 rpm e o torque passou de 6,7 Kgf.m em 7.000 rpm para 6,2 Kgf.m em 6.800 rpm. Em números absolutos aparentemente a moto perde em desempenho porque os números parecem mostrar isso, mas não é bem assim. A forma como o motor da Versys entrega a potência com as curvas mais planas de torque e potência aliados ao peso do conjunto é que permite essas formidáveis retomadas. De fato perde para a ER6, mas por muito pouco e adiciona muita facilidade na condução.

cambio

Exatamente o mesmo câmbio, um pouco duro e de curso longo nas mudanças como na ER6. Tem exatamente as mesmas relações primária das seis marchas e da relação final e oferece uma pilotagem mais relaxada do que na ER6. Na Versys a curva de potência mais amigável permite menos trocas de marcha e assim a dureza do câmbio não se faz tão presente, mas ainda incomoda principalmente em baixas velocidades. Ao parar em um semáforo e reduzir até encontrar o neutro, é preciso ficar atento para não errar.

freios

Na Versys os freios são potentes. São duplos discos em formato de margarida de 300 mm acionados por pinças de pistões duplos na frente e 220 mm com pinça simples também em formato de margarida atrás. O resultado poderia ser melhor, sobretudo pela presença do ABS. A aplicação do ABS no sistema tirou bastante a sensibilidade e aumentou a segurança. No dianteiro a potência é boa e o ABS entra perto do limite de tração sem problemas, mas no traseiro chega a atrapalhar porque entra em ação muito cedo, às vezes evitando até correção de curso numa curva.

suspensao

Excelente suspensão, ela é completamente ajustável. Apenas poderia ser adicionado o ajuste de compressão, mas para este tipo de moto está de ótimo tamanho. Os acertos originais serviram perfeitamente para a média entre 80 e 90 Kg. O ajuste que veio de "fábrica" (a moto foi retirada na revenda Union Kawasaki) estava errado para a maioria dos pilotos. Porém ao acertá-la ficou excelente.
Painel completo, mas o marcador de combustível é imprecisoPainel completo, mas o marcador de combustível é imprecisoACABAMENTO
O acabamento é muito bom e digno de uma moto de primeira linha. As peças se encaixam bem, os arremates são perfeitos e os materiais de boa qualidade. A pintura tem boa camada e bom brilho.
EQUIPAMENTOS:
Os instrumentos são bons, de fácil leitura mas já na quilometragem inicial, (5000Km) que pegamos a moto o mostrador de combustível não funcionava. Mostrou tanque cheio quando na verdade estava vazio e quando enchemos mostrou vazio e assim ficou até o fim do nosso teste. Sentimos falta também de um bagageiro para acomodar bagagem

Ficha técnica

Motor

4 tempos, 2 cilindros paralelos, arrefecimento líquido
Cilindrada 649 cc
Diâmetro x curso 83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão 10,6:1
Sistema de válvulas DOHC, 8 válvulas
Potência máxima 47 kW (64 CV) / 8.000 rpm
Torque máximo 61 N·m (6,2 kgf·m) / 6.800 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrônica
Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida Partida elétrica
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter semiúmido)

Transmissão

6 velocidades
Relação de redução primária 2,095 (88/42)
Relação da 1ª marcha 2,438 (39/16)
Relação da 2ª marcha 1,714 (36/21)
Relação da 3ª marcha 1,333 (32/24)
Relação da 4ª marcha 1,111 (30/27)
Relação da 5ª marcha 0,966 (28/29)
Relação da 6ª marcha 0,852 (23/27)
Relação de redução final 3,067 (46/15)
Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo

Chassi

Tipo Diamond em aço de alta elasticidade
Rake / Trail 25° / 108 mm
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
Suspensão traseira Monoamortecedor com retorno ajustável em 13 níveis e pré-carga da mola ajustável em 7 níveis
Curso da suspensão dianteira 150 mm
Curso da suspensão traseira 145 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiro Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo
Freio traseiro Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção(esq. / dir.) 35° / 35°

Dimensões

Comp. x Larg. x Alt. 2.125 mm x 840 mm x 1.330 mm
Distância entre eixos 1.415 mm
Distância do solo 180 mm
Altura do assento 845 mm
Capacidade do tanque 19,0 litros
Peso em ordem de marcha 206 kg / 209 kg (ABS)

Consumo

Trecho Km percorrido Consumo (litro) Km/litro
Uso Urbano / Rodovia 252 13,56 18,63
Uso Urbano / Rodovia 161 8,19 19,19
Descida de serra 175 7,61 23,00
Rodovia 242 12,15 19,94
Total / média 1075 54,24 19,83
 
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